sábado, 26 de abril de 2014

Cidades de Papel - John Green




John Green. O queridinho do momento.

De uns tempos pra cá, parece que todos os blogueiros literários resolveram se apaixonar por esse escritor.
E bom, eu nunca havia lido John Green... Mas queria saber o porquê dessa babação toda!

Foi então que eu li Cidades de Papel e descobri que... Estou velha demais pra isso.





O livro conta basicamente com dois personagens principais (Quentin e Margô) e os melhores amigos do Quentin (Ben e Radar). Claro que tem outros personagens, mas eles não tem importância.
Eu adorei os meninos, ri bastante, me diverti e me identifiquei. Mas se teve alguém que eu detestei, foi essa tal de Margô.
E o problema é que a história inteira gira em torno dessa garota... Então fica meio difícil eu gostar de uma história que fala quase o tempo todo sobre uma personagem que eu odiei, né minha gente?
A menina é extremamente egoísta, infantil, com propósitos furados, egocêntrica e CHATA! Sabe aquele típico "rebelde sem causa"? Aborrescente que precisa chamar atenção? Pois é.

Mas ok! Tirando o fato da personalidade da Margô ter estragado o livro, a obra levanta um questionamento muito interessante: O quão frágil é a relação que temos uns com os outros. Ou seja, o fato de nós acharmos que conhecemos muito bem as pessoas que convivem conosco, quando na verdade nós só conhecemos superficialmente e nem nos damos conta disso. Muitas vezes achamos que sabemos tudo sobre alguém, muito embora só conseguirmos enxergar a "casca" da criatura. Resumindo, uma pessoa que aparenta ser segura e destemida, pode na verdade ser um "cagão". E vice-versa.


Concluindo:

Cidades de Papel é divertido, nos faz pensar e contém uma leitura super leve... Porém com esse "pequeno" problema da protagonista ser absurdamente insuportável.
Mas não posso negar, dei várias risadas ao longo da leitura! E o prólogo do livro é muito, muuuuito bem escrito! O que me leva a crer que ainda não desisti do John Green! =D

Fica a questão: Será que é tão difícil assim fazer um livro YA sem ter necessariamente um romancezinho? Sem ser tão bobinho? Ou seria essa justamente a característica que determina um livro como YA?
Deixe sua opinião nos comentários =)

49 comentários:

  1. Tenho este livro a muito tempo. Lerei com certeza e que triste que a personagem é muito irritante.
    Bjs, leemporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Juliana!

    Já li alguns livros do John Green, mas Cidades de Papel ainda não tive oportunidade de conhecer a história. Gosto bastante de "A culpa é das estrelas", mas não gosto tanto de "Quem é você, Alasca?", a segunda parte da história me desagradou um pouco, mas ainda assim tirei algumas coisas bacanas da leitura.

    Que pena que a protagonista te irritou assim! hahah, estou tensa pra conhecê-la agora, rs. Caso leia outra obra do autor, tomara que sua experiência seja mais positiva.

    Já vi algumas pessoas comentando que esse livro é bem parecido com o "Quem é você, Alasca?". Então, talvez seja interessante você ler outra obra do John Green que não seja o Alasca.

    Enfim, só uma dica/palpite, rs.

    Beijos e boas leituras!
    Amanda,
    Lendo & Comentando
    :)

    ResponderExcluir
  3. Aainda não li nenhum livro do autor, tenho que ler!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Eu gostei desse livro, mas ainda prefiro os outros livros do Green; achei ele um pouco infantil *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Tudo bem?
    Então mais uma resenha desse livro que me deixa com receio... sabe eu nunca tive vontade de ler os livro desse autor... Até ler a Culpa é das estrelas e ter certeza... Mas Cidade de Papel me chamou tanta atenção que não resisti e comprei p único livro dele que tenho aqui... Eu vou ler sim e tirar a minha conclusão, preciso entender o porque de vc ter odiado a tal Margô rsrsrs. Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. acredito que o romance mais bobinho possa ser marcas de determinadas autoras sobre o gênero
    é uma pena que esse livro do Green não te agradou, eu mesma espeor ler em breve, mas prefiro começar por a ACEDE
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amo esse livro, mas não me surpreendeu e nem me capturou tanto quanto qualquer outro livro dele, confesso que foi uma leitura bem confusa, mesmo assim gostei. ;D
    xox
    sorrisoselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, tudo bem?

    Bom, eu tenho muita curiosidade de ler esse livro do John. Já li A Culpa é das Estrelas e gostei muito, mas não posso dizer o mesmo sobre "Quem é você, Alasca?".

    Eu particularmente gosto de livros bobinhos, despretensiosos, mas na medida certa. Não sei se essas são umas das características dos livros YA.

    Fiquei com um pé atrás com essa personagem, Margô! Espero não me decepcionar tanto assim com ela.

    Beijos.
    Bruna,
    http://pausaparaoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho esse livro do John Green, mas não sei porque não tenho vontade nenhuma de lê-lo, já vi tanta gente dizer que se decepcionou...prefiro continuar sem lê-lo!!

    Eu gosto de livros YA, mas precisa ter alguma lição sabe? não somente ser bobinho, ter a garota que se apaixona pelo garoto e tal...

    Enfim...

    Parabéns pelo post.

    Beijos, Bá.

    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nunca li John Green, tenho ACDE mas fiquei sabendo do final, e desisti da leitura. Pretendo ler algo do Green, mas não Cidades de Papel, por que não me interessa muito. Queria ler deste autor o livro "Will e Will" que parece ser bacana ^^

    David - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)

    ResponderExcluir
  11. Gostei de sua resenha, e por ser uma leitura leve.
    Ainda não li nada do John, mas pretendo. Embora o livro dele que me chame realmente atenção seja apenas o "Quem é você Alaska?".
    Até mais. http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Juliana, o que seria da adolescência sem as dúvidas e incertezas dos romances? Todo adolescente é excessivamente apaixonado, tem amores platônicos e não poderia ser diferente com os livros escritos especialmente para este público. Ainda não li o autor, mas tenho A Culpa é das Estrelas no tablet. Estou enrolando, mas ainda vou ler.

    ResponderExcluir
  13. Acabei de conhecer seu blog e gostei muito. Estou seguindo e te espero de braços abertos lá no meu blog ok!!!
    Pois é ainda não fui conquistada por esse autor, mas tenho acompanhado todos os comentários e resenhas sobre ele. Sua resenha ficou ótima e bem objetiva. Gostei da sinceridade com que vc colocou sua opinião. Parabéns e sucesso com o blog.
    Que máximo vc está na Alemanha???? Sucesso por aí também!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  14. Esse foi o livro do John Green que eu levei mais tempo pra ler. Eu não detestei a Margo e entendi o fato de o John Green ter colocado o Quentin tão obcecado com ela, portanto pra mim, a experiência de leitura foi totalmente diferente da sua...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá Juliana!
    Estou querendo ler esse livro faz tempo!
    Sou apaixonada pelo John Green e é uma meta para mim, ler todos os livros dele!
    Ótima resenha.
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu não li esse livro ainda, do John apenas terminei recentemente o livro A Culpa é das Estrelas, pelo mesmo motivo que você: Queria saber o que todo mundo via nos livros dele. Tive a mesma impressão que você: Estou velha demais pra isso.
    Pelo que percebi ele escreve pro público teen e as histórias bááásicas sem profundidade de jovens. Portanto, me comoveu, mas não me emocionou. Daí comecei a me lembrar dos livros que eu gostei muito e o motivo. Lembrei de O Caçador de Pipas, A Menina que roubava livros, Cidade do Sol, Harry Potter (citei apenas alguns) e percebi a riqueza de detalhes de personagens, histórias e acontecimentos e vi que em nada se encaixam com a história que eu li no livro A Culpa é das Estrelas de John Green. É bom? Sim, mas é infantil e imaturo, e visa a grande massa dos leitores, os jovens.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Acredita que nunca li nada do autor? Quer dizer, até li um outro livro que ele escreveu com outro autor, mas só dele mesmo, nada ainda....
    O fato de a protagonista ser uma chata meio que me desestimulou um pouquinho, mas mesmo assim com esta capa mega linda eu leria numa boa.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, obrigada por retribuir a visita no meu blog, gostei muito ^^
    Acho que eu tenho a mesma opinião sobre Cidades de Papel =/ também não gosto muito de John Green, acho que as histórias dele são muito pedantes e chatas, ele é tipo o Nicholas Sparks do Juvenil.
    Beijos e boa semana

    http://entrelivrosevestidos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Estou querendo ler esse livro, assim como todos desse autor, mas estou tão resistente... acho estranho o cara fazer tanto sucesso... tanta mídia... sei lá...
    Ah, gostei muito do seu blog, estou seguindo.

    Até mais!
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Será que só eu não li John ainda? *-*
    Quero devorar todos eles logo <3

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  21. Eu amei esse livro, porém também achei a protagonista (Margo) insuportável! Isso sem contar que JG deixou o final aberto. Ele parou a história sem contar aonde estavam os amigos de Q, como eles estavam, o que aconteceu com a formatura... achei que faltou bastante coisa ali. Mas o livro em si é ótimo! Beijos e tenha uma ótima semana :D!!
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  22. Do autor eu já li ACEDE, mas não curti muito. Aliás, achei um livro bem mediano e fiquei com um complexo quando se tratam das obras dele. Rsrs.
    Não compraria o livro, mas se ele caísse em minhas mãos eu leria.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li nada do autor, acho que vou demorar um poucoo para conhecer a escrita dele, mas não estou muito curiosa. Ah...é horrível quando a protagonista pe uma chata. kkkkkkkkkk Odeio livro assim. Passa lá no blog tbm.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  24. Olá Ju, Li apenas dois livros do Green, e me apaixonei por ele, o seu famosississimo A culpa é das estrelas e o outro que ele fez em parceria e eu odiei do fundo do meu coração, é tanto que o abandonei, Deixe a neve cair. Não li CP então não posso tirar uma conclusão sobre isso. Mas é uma pena a personagem ser tão aborrecente assim, hehe. Tem post novo lá no blog, passa lá.
    http://j-a-santos.blogspot.com.br/
    Abraços,
    J. A. Santos

    ResponderExcluir
  25. Não tem jeito! Meu santo e o dele não se batem ):

    ResponderExcluir
  26. Não sou uma das apaixonadas pelo autor. Li ACEDE e não vi o que todo mundo viu nele. Ainda vou ler outros livros dele, mas não no momento.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  27. Sou suspeita. Eu AMO John Green kkkk
    Vou ler e depois te conto o que eu ache!
    Bjs.
    http://www.doceilusao.com/

    ResponderExcluir
  28. Nunca li nada do tal do John rsrs, o único livro que realmente fiquei com vontade de ler e está na minha estante ainda é "Quem é você, Alasca?". Já tinha ouvido falar de Cidades de papel, dei pra minha amiga de aniversário inclusive, mas não tenho a mínima vontade de lê-lo, e com a sua resenha fiquei com menos vontade ainda rsrs.
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Pois é, outro dia estava pensando a mesma coisa: esse John Green caiu mesmo no gosto dos blogueiros literários. Que fenômeno! Será que foi muito investimento em publicidade??? Às vezes eu acho que sim...

    ResponderExcluir
  30. Oi Ju, tudo bem?

    Ganhei esse livro de natal ano passado e ainda não tive tempo pra ler... Já li só ACEDE do John e gostei bastante. Acredito que o gênero YA é mais assim, sabe? O público alvo são os jovens... Também me acho meio velha pra romances do Green, mas adoro ler esses tipos de livros "leves" depois de uma leitura mais pesada.
    Ótima resenha!

    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Ei Juliana! Adorei seu blog, de verdade!
    Seu modo de escrever é super autêntico, diferente de muitos outros blogs de literatura que tenho visto... acho super engraçado essa coisa de modinha literária né? Atualmente só se vê John Green por aí... e eu gostei de ver livros diferentes por aqui..
    E concordo, o egocentrismo da Margô irrita! rsrs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  32. Não é sempre que me dou bem com os livros do John Green, ele é do tipo de autor amo/odeio.
    Alguns livros eu amo e outros eu odeio…rsrs
    Não tenho muita vontade de fazer essa leitura, mais quem sabe um dia eu dê um chance?

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  33. Já ouvi falar bastante desse livro e sempre bem,
    mas ainda não tive a oportunidade de ler, mas pretendo!
    http://theworldoflena.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Eu náo gosto muito de John Green :/ Acho a escrita um pouco infantil e previsível. Também por não ser meu estilo de leitura, concordo com você: estou velha demais para isso hahaha. Mas é gosto e pá, estilinho literário etc. =)

    Sério que você fazia Dança do Ventre? <3 Que lindeza! Sou louca pra fazer! Você fez por quanto tempo? ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  35. Tenho uma relação meu instavel com o John Green... Gostei de ACEDE, mas achei um saco o Teorema.
    Agora fico em dúvida em qual será a próxima leitura, preciso desempatar esse jogo, mas acho que Cidades de Papel vai fazer com que eu goste menos do autor hahaha

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  36. Não se ache velha demais pra isso! Tenho 15 anos e não gostei nem um pouco ashuahsuaashua. Quando terminei de ler ACEDE fiquei tentando imaginar por que todo mundo gostava tanto! Depois eu li Quem é você, Alasca e eu percebi que todos os personagens do John são um pouco infantis. Não curti, mas respeito quem curte.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Do autor eu só li ACEDE e gostei então pretendo ler outras de suas obras, mas não no momento. Uma pena que a protagonista seja uma chata, mas pelo menos você não desistiu do autor, espero que o próximo lhe agrade mais.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oiie flor,
    não sou muito de ler livros,
    mais pelo visto é muito ruim ler um livro achando a personagem
    principal bem chata, acho que não terminaria de ler rsrsr,
    adorei seu olhar critico é sempre bom expor nossas opiniões verdadeiras
    sobre um produto!

    beeijinhos

    http://feminicescorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Olá.
    Por eu estar sem dinheiro, ainda não pude ler nenhum livro dele. =/
    Quero muito ler A culpa é das estrelas e aquele outro que tem a foto da menininha.. Esse tbm é uma opção de leitura :D

    Kisu
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir
  40. Oi Juliana,
    Já li varios livros do John Green, mas esse, ainda não.
    Até pretendo ler, apesar de ter visto alguns comentários de que é parecido com Quem é você, Alasca? que li e adorei. Mesmo assim e apesar de você não ter gostado do livro, pretendo dar uma chance à ele.
    Beijos,
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Não li nenhum livro do autor ainda
    Mas encontro comentários muito positivos acerca desse livro
    E acho que um romancezinho é uma característica de um YA
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Oii
    Eu não li esse livro ainda, mas senti mais ou menos a mesma coisa com o Teorema Katherine, auheahuaeu.
    Depois de Acede, tenho achado os livro do John Green um tanto fracos, mas acho que é normal, já que ele demorou anos escrevendo Acede e isso deve ter melhorado horrores o livro desde o primeiro rascunho dele.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  43. Não acho que seja impossível um YA não ter romance, mas é beeem difícil, afinal, a maioria do público parece gostar e acho que por isso, nos dão montes de livros assim. Ainda não li nada do autor desde ACDE, sinto que vai ser só decepção rs

    Beijos,
    Larissa♥

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  44. Já li esse livro. É muito bom, assim como a maioria dos livros do John Green. A única coisa que me incomodou um pouco enquanto lia foi essa busca obsessiva de Q por Margo.
    Adorei a resenha!
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Olá Juliana, coincidências a parte acabei de escrever uma resenha deste livro. Não gostei da história por motivos bem diferentes que o seu, mas acho resumidamente acho que o John Green ainda não me convenceu como escritor. Tem gente muito mais talentosa do que ele, com personagens super bem construídos e para um público adolescente: a série Harry Potter e as Crônicas dos Olimpianos( Percy Jackson) são um bom exemplo. Ainda quero ler outras coisas mas dele para me convencer, mas estou bem longe de acreditar no autor.

    ResponderExcluir
  46. Oi Juliana!
    Eu nunca li nada do John Green... Mas também não tenho paciência com aborrecente não! Já passei dessa fase faz tempo (tenho 29), não tenho paciência com quem fica reclamando o tempo todo.
    Gostei da sua resenha!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  47. Hey flor!
    Ainda não li o John e acho que vou começar pelo mais popular, afinal já tenho ele na estante rsrs
    É horrível quando a personagem principal é uma chata, a história não flui...
    Não acho que YA tenham que ter romance, mas é mega difícil escrever um sem nem um pingo, pois é algo presente em todo canto.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  48. Olha, do John Green só li O Teorema Katherine, e gostei. Curti a narrativa do autor, achei o livro engraçado, enfim. Não foi nada de espetacular, mas foi bom hehe. Ainda pretendo ler os demais livros dele, especialmente o tão querido ACEDE. Cidades de Papel, pelo que tenho lido em resenhas, coleciona opiniões bem divididas, o que me faz ficar ainda mais curiosa.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  49. Juliana, adorei o teu blog, parabéns.
    Concordo contigo em relação aos YA. Li Will & Will que o John Green escreveu em parceria com o David Levithan e que decepção! Acho que os jovens merecem mais e podem ter mais do que uma história boba com personagens emburradinhos, não é?

    ResponderExcluir